O negão da UESB



Quando me tornei aluna da UESB em 1998 havia uma certa efervescência cultural. Claro, já existia gente suplicando. E não era uma maravilha. Nunca é. Em se tratando de bens culturais a carência da sociedade é sempre maior ao pouco que é ofertado. Mesmo naquele centro de formação (?) superior… Mas, a tendência e o cotidiano da instituição acentuava outras possibilidades. Havia painéis pintados pelas paredes (hoje, ainda estampado na parede um resto do que sobrou, um desrespeito ao artista Romeu Ferreira), havia jardins bem cuidados, instalações de arte nos vãos da biblioteca ou em outros espaços da universidade, saraus promovidos por organizações estudantis, o famoso forró da UESB que se realizava em ocasião das festividades juninas, UESB itinerante… Entre outras atividades. O barraco de seu Zé era um lugar a mais para gente debater idéias, discutir ideologias, dar opiniões, conversar mais relaxadamente com professores, ou nos preparar apressadamente para a próxima aula motivado pelo sabor de uma delicosa Gabriela …Tudo isso virou coisa do passado.

Como herança dos auréos tempos, ficou o ‘negão’ da biblioteca, testemunha ocular dos delírios universotários, tantas promessas e projetos que não se cumpriram. Há anos assiste a tudo impassível. Gerações de estudantes e interesses se sucedem cotidianamente transitando pela universidade e a maioria sem ao menos se dar conta de sua presença. Feio, todo roto, envolvido por cordas, braços estendidos em súplicas ao alto, cajado pra apoiar as misérias e o peso da vida, é a personificaçao perfeita do respeito às artes e à promoção cultural na UESB E pelo andar da carruagem, ainda permanecerá suplicante até a consumação dos tempos. O jeito é fazer coro com o ‘negão’: Diante da pasmaceira… Socorrei-nos, senhor! Seu Zé, cá entre nós, ainda tem Gabriela?

Com mais essa, a tropa segue adiante…

BODY { FONT-FAMILY:Tahoma; FONT-SIZE:10pt } P { FONT-FAMILY:Tahoma; FONT-SIZE:10pt } DIV { FONT-FAMILY:Tahoma; FONT-SIZE:10pt } TD { FONT-FAMILY:Tahoma; FONT-SIZE:10pt }

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s