PARECER SOBRE: SOCIEDADE LÍTERO-MUSICAL FILARMÔNICA MAESTRO VASCONCELOS

APRESENTAÇÃO

Atendendo a uma solicitação do Presidente da instituição o Sr. Josué Rodrigues da Silva, a Organização Não Governamental Carreiro de Tropa – CATROP, em cumprimento ao artigo quinto de seu Estatuto Social, a partir da presente data presta assessoria técnica administrativa à Sociedade Lítero-Musical Filarmônica Maestro Vasconcelos – SLMFMV- tendo sua sede provisória no seguinte endereço: Av. João Pessoa, 241, Vitória da Conquista, Bahia.
A parceria entre as duas entidades, no momento, se fez por meio do trabalho voluntário e solidário, como forma de diagnosticar e levantar as deficiências e possibilidades de inserção e crescimento da SLMFMV perante a sociedade, capacitando-a para efetivar os objetivos a que se dispõe em seu estatuto. Bem como a título de prestação de serviço, a CATROP pretende levantar, sistematizar e publicar a história da instituição como forma de promover o reconhecimento da comunidade local para a valorização desse importante patrimônio municipal.
OBSERVAÇÕES
Em realização do proposto trabalho a CATROP, visitou a sede da entidade por diversas ocasiões e participou de assembléias, onde constatou as primeiras dificuldades.
1.    A falta de um planejamento organizacional que estabeleça prazos e metas em       conformidade às determinações estatuárias e aos objetivos da SLMFMV.
2.    Falta de comprometimento de alguns membros que ocupam cargos administrativos na SLMFMV.
3.    A necessidade de cumprimento da regulamentação existente e delegação de funções.
4.    Organização estética da casa-sede adequando para o uso enquanto espaço público.
PROPOSIÇÕES
  1. Efetivar uma sala de Secretaria afim de organizar e sistematizar o funcionamento da Filarmônica.
  2. Iniciar a constituição de um memorial da SLMFMV.
  3. Criação de uma biblioteca referente ao universo da música e da cultura popular.
  4. Convocação imediata dos membros da diretoria para confirmação de suas responsabilidades junto à entidade.
  5. Levantamento patrimonial e posterior tombamento dos pertences da SLMFMV.
  6.  Assembléia Geral para comunicação das informações levantadas e apresentação do plano de ação e reformulação estatutária.
  7. Levantamento da carteira de sócios para fins de quantificação e confirmação da manutenção nos quadros de associados.
  8. Constituir junto à comunidade um cadastro de mantenedores entre pessoas físicas e jurídicas para se constituírem sócio-beneméritos e sócio-colaboradores.
  9. Publicação mensal de balancete fiscal.
  10. Realização de um calendário de eventos culturais (sarau literomusical, apresentação de filmes e etc) a ser realizada na sede da SLMFMV.
  11. Plano comunicacional para fins de publicização das atividades e sensibilização da sociedade.
CONCLUSÕES
A CATROP entende que essas medidas são formas iniciais de regularização e transparência da atual administração, bem como, ampliam a possibilidade e o espaço de atuação da SLMFMV. Dessa forma, a SLMFMV adquire ainda mais respaldo e legitimidade perante a comunidade e a sociedade. Em médio e longo prazo, a omissão desse diagnóstico pode vir a inviabilizar o funcionamento e a manutenção da entidade por não deter às disposições mínimas necessárias para prestação do serviço.
As reformulações propostas pela CATROP visam adequar a SLMFMV diante da demanda de serviços a que destina e com isso sensibilizar a comunidade quanto a importância da instituição enquanto patrimônio histórico da cidade.
DO QUE PODE SER EXECUTADO PELA CATROP
  1. Como doação e trabalho voluntário: 8 (oito) h. semanais de prestação de serviço na sede da Casa da Filarmônica para acompanhamento e participação na execução das proposições acima.
  2. Plano comunicacional e prestação de assessoria.
  3. Prestação de serviço pago: executar todo o trabalho de pesquisa para realização de material impresso (livro) sobre a história da SLMFMV.

Vitória da Conquista, 14 de maio de 2009.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s