Os Tropeiros – Doc – 15′ – 2004

Relata
a história dos tropeiros que, até a década de 50, transportavam produtos nas
tropas de burros e jumentos. Muitos desses tropeiros viviam em Carnaubeira da
Penha, em Pernambuco, e são eles que relatam suas experiências.

Roteiro: Artur Gomes dos Santos

Fotografia: Gabriel Mascaro e Juliano Dorneles


Montagem: Daniel Bandeira


Produção: Artur Gomes dos Santos e Sarah Hazin

Há mais de 50 anos, tropas de homens montados em jumentos levavam cargas de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco, para vender nas cidades. Pelo caminho, os tropeiros faziam um tipo de café curioso: misturavam um pouco de água, café e rapadura para adoçar. E jogavam três pedras. Era o chamado café de pedra. Lá de Carnaubeira da Penha, Arthur Gomes dos Santos, um comerciante de 50 anos, filho de um tropeiro, contou essa história em um filme para todo o Brasil e, agora, para o mundo.


Artur foi uma das 40 pessoas selecionadas pelo Ministério da Cultura para participar do programa Revelando os Brasis. A idéia era possibilitar condições às pessoas que não vivem nos grandes centros para produzirem cinema e não apenas assisti-lo.
Entre os filmes, está “Os Tropeiros”, de Arthur Gomes. Ele descobriu que as pedras eram usadas para esquentar o café. A aventura de contar essa história, em um filme de apenas 15 minutos, não acabou. Pelo contrário, gerou idéias para um próximo capítulo do sonho de ser cineasta, que virou realidade. “Não consegui contar a história dos tropeiros na sua amplitude. Contei apenas dos tropeiros de Carnaubeira da Penha. A história dos tropeiros é bem mais ampla, eu continuo pesquisando e com desejo muito grande de fazer um trabalho maior. Ainda não sei que meios vou usar para fazer, estou sonhando com algum concurso”, diz o novo cineasta.

Um dos entrevistados do filme é o próprio pai de Arthur, o tropeiro Alcindo Gomes, de 80 anos. Por meio da experiência vivida por seu pai, Arthur acabou atingindo justamente o objetivo do programa Revelando os Brasis. “Ele nunca foi filmado e nem sabia que a história dele, de tangedor de jumento, tivesse alguma importância pra alguém. Esse projeto, Revelando os Brasis, foi além das expectativas porque conseguiu fazer isso, de repente, três mil pessoas assistem e aplaudem uma história que ele não sabia que tinha interesse pra alguém. A gente se emociona e chora cada vez que assiste”, declara Artur Gomes.



Anúncios

Um comentário sobre “Os Tropeiros – Doc – 15′ – 2004

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s