Cascudo – A cada dia, mais vivo.[1]

Republicação de toda a obra, dicionário crítico, edição especial de revista, um dos maiores sites dedicados a uma personalidade brasileira, blog com atualização semanal (!), edição luxuosa de Prelúdio da Cachaça pela Confraria dos Bibliófilos do Brasil, peça teatral com seu nome, duas semanas de eventos dedicados aos seus 20 anos de encantamento… Cascudo nunca esteve tão vivo.

Apesar de seu conhecido provincianismo, das recusas de fazer sucesso no Sul Maravilha, Cascudo foi um desses raros brasileiros reconhecidos em vida.

Pudera. Entre livros, plaquetes, traduções, anotações e trabalhos ainda inéditos, foram quase duzentos títulos. Ninguém estudou e publicou tanto sobre cultura brasileira. E nem precisaria de tudo isso.

Vaqueiros e Cantadores, Lendas brasileiras, Contos tradicionais do Brasil, Meleagro, Literatura oral no Brasil, Dicionário do Folclore Brasileiro, Superstições e Costumes, Made in África, História da alimentação no Brasil, Coisas que o povo diz, Prelúdio da cachaça, Locuções tradicionais no Brasil. Doze títulos. Quem não os leu ou não os consultou, não fez o mínimo para se dizer estudioso de cultura brasileira. Agora tente juntar outros doze títulos essenciais e com a mesma qualidade utilizando-se de todos os grandes autores e pesquisadores do gênero. Difícil, não?

O mais fascinante da curiosidade em torno de Cascudo é que o foco está não em sua vida, mas em sua obra. E não se trata de obra literária hermética com margem para estudos pseudo-intelectuais. É um estudo histórico, de costumes, quase sempre in loco. Cascudo foi um grande repórter, na mais pura acepção do termo.

Com a licença de Afrânio Peixoto, sobre Cascudo pode-se dizer que ensinou, escreveu e tudo mais lhe aconteceu. E continuará acontecendo. Ainda nem começamos a estudar sua obra com o desvelo necessário.

por Sandro Fortunato

é jornalista, editor do site Memória Viva
e “neto honorário” de Cascudo.



[1] Originalmente publicado no caderno Vida & Arte,do jornal O Povo, em 20 de agosto de 2006

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s