Diário de Pesquisa: Anagé


por Maris Stella Schiavo Novaes**
Hoje a rota de nossas pesquisas seguiu rumo à Serra do Tomba e fomos bater em Anagé. A idéia era prosseguir no levantamento de fontes sobre o distrito de Coquinhos quando ainda era pertencente à Vitória da Conquista. Lá chegando, seguimos para o fórum Elquisson Soares. Mas, não conseguimos realizar nosso objetivo e teremos de retornar. Resolvemos aproveitar a empreita para visitar a cidade, colher algumas informações e registrar algumas imagens.



Anagé tem ainda aquela atmosfera de acolhimento própria das cidades pequenas. Um jeito de roça com cidade que quer crescer. As casas “históricas” são poucas. O antigo patrimônio arquitetônico foi demolido ou remodelado.

Na avenida principal existe uma linda praça com um pequeno coreto. E próximo à igreja matriz existe também uma praça muito bonita com uma bem cuidada vegetação. Fomos até a casa paroquial e o padre Joselito nos recebeu com muito carinho e boa vontade e se colocou à disposição de nos auxiliar em nossos trabalhos.


Enfim, mesmo não tendo atingido nossa meta inicial, foi um dia muito agradável e proveitoso. Por certo, depois do bom tratamento que tivemos, retornar a Anagé, não será necessariamente assim um sacrifício.

Maris Stella Schiavo Novaes é Presidente da Ong Carreiro de Tropa – Catrop, Coordenadora do Núcleo de História, Cultura e Memória da Catrop; Membro da Rede de Estudos da – Recom/Uesb Complexidade, Colunista do site: http://www.acontecebahia.com.br/; Secretaria da Mulher do Partido Socialista Brasileiro – PSBLicenciada em História pela Uesb de Vitória da Conquista Bahia; Com pós-graduação em Educação, Cultura e Memória, pelo Museu Pedagógico/Uesb. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s