Série Fontes Históricas – Maneca Santos – Estudo de caso

A Trajetória de Maneca Santos e Seus Cruzamentos com a História e com a Cultura de Vitória da Conquista


A origem social do conquistense constituiu-se sob as bases de herméticos núcleos familiares influentes. Partindo dessa observação,  realizei um trabalho monográfico onde foi analisada a importância do comerciante Manoel Fernandes dos Santos Silva conhecido por Coronel Maneca Santos , sua inserção e sua trajetória no cotidiano dessa comunidade nas três primeiras décadas do século XX. 

Membro ativo do grupo dominante, era especializado em atividades comerciais e financeiras, atuando na perspectiva de promover a intermediação de parte da sociedade com os sistemas de financiamento exteriores. Influenciado pela idéias liberais de acúmulo e expansão de capitais, é a partir de suas iniciativas que se verificam os primeiros surtos comerciais e financeiros na cidade, aumentando a importância desse setor no conjunto da economia local até os nossos dias.  

Embora não tenha se casado, viveu maritalmente com Maria do Carmo, uma negra que provavelmente fizesse parte do plantel de escravos de seu pai. Pelos encaminhamentos alcançados no trabalho de pesquisa sobre essa importante personagem da história local, Maneca Santos era considerado pouco afeito à vida social, descrito como um homem extremamente reservado e religioso, interessado por leituras e circunscrito à vida doméstica. No entanto, católico fervoroso, participava entusiasmado dos festejos juninos tendo falecido em um dia de São João. 

Seu maior legado à cidade foi o sobrado que serve de sede à Câmara de Vereadores.
Maris Stella Schiavo Novaes
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s