Rancharia do Tropeiro no São João 2010

 por Maris Stella Schiavo Novaes**













Dando sequência ao seu projeto de resgate dos festejos juninos, a PMVC este ano ampliou a oportunidade de exposição convidando alguns estudiosos e instituições de cultura popular para participação. Pelo seu trabalho com o tropeirismo, a Catrop foi convidada para compor na cenografia que recria um antigo arraial nas proximidades da Praça Tancredo Neves. 


O tropeiro é um personagem muito importante na história de Vitória da Conquista e região, para reconhecer o alcance de sua participação na construção social, cultural e econômica de nosso território, em 2007, foi criada a ONG Carreiro de Tropa. 


Convite aceito!


No arraial, montamos uma rancharia. Pela primeira vez, temos a oportunidade de expor uma pequena mostra de nosso acervo ao público. 


Muito mais que cenografia, buscamos construir um espaço de convivência com múltiplas funções, onde fosse possível a intermediação entre objetos e pessoas, aguçando sentidos e provocando emoções. 


Pela reação de nossos visitantes, creio que atingimos esse objetivo!

A mostra está sendo muito bem acolhida recebendo diariamente  um grande fluxo de visitantes. As pessoas alegremente se integram à proposta do ambiente: resgatar para preservar a memória do tropeirismo em nossa cidade.   

Para muitos, é resgatar a história de antepassados. É revisitar a própria história.

O espaço proporciona intensas emoções em alguns visitantes que se recordam de antigas vivências, familiares e amigos, revelando histórias individuais e coletivas de personagens que em diferentes épocas compuseram a sociedade, a cultura e também a economia de Vitória da Conquista através do tropeirismo.





** Maris Stella Schiavo Novaes- Licenciada em História pela Uesb de Vitória da Conquista Bahia; Com pós-graduação em Educação, Cultura e Memória, pelo Museu Pedagógico/Uesb. Presidente da Ong Carreiro de Tropa – Catrop, Coordenadora do Núcleo de História, Cultura e Memória da Catrop, Colunista do site: http://www.acontecebahia.com.br/

tweetmeme_source = ‘@catrop’;

Anúncios

2 comentários sobre “Rancharia do Tropeiro no São João 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s