Um antigo tropeiro visita nossa rancharia

por Maris Stella Schiavo Novaes e Antoniel Rodrigues**



Em nossa rancharia fizemos a opção pela originalidade e ganhamos a aposta. O público visitante aprovou nossa proposta, o que nos faz mais encorajados diante dos imensos desafios de trabalhar com o tropeirismo, com esse foco que empreendemos, para o resgate cultural de antigas tradições populares. 

Nessa empreita contamos muito com a sorte, e grande foi nossa surpresa ao sermos visitados por antigos tropeiros. 

Todos os visitantes nos deixam muito honrados e agradecidos, contudo, nessa referência em especial, se deve ao fato de que são eles, os tropeiros e sua significação na história local, a própria razão de ser da nossa Catrop. 


Entre os que nos visitaram, alguns são de uma veracidade estética tão grande que, até parecem, estar compondo o “cenário” de nossa rancharia, este é o caso do Sr. Antoniel Rodrigues.  O inusitado de sua presença cênica levou muitos a pensarem se tratar de uma encenação propositada. 

Foi não meus amigos, foi apenas mais uma gentileza do destino coroando nossos esforços.

Segundo o Sr. Antoniel:

Quem não tem paciência não vê pedra fulorar. O trabaio o que ocês faiz é de uma grandeza muito grande pra gente que viveu de tropá. As dificulidades vão sê sempre muito grande. Ma, ocêis vão vencê meus fio, e a fuloração há de ser grande tomén.

Essas emocionantes palavras nos lembram em outra ocasião,  as palavras já ditas pelo tropeiro Mané Rico: “Quem num tem paciência num vê pedra fulorá”. A gente agradece as palavras de incentivo e reconhecimento. 

Mas, lhes digo queridos tropeiros e sem medo de errar, nossa “fuloração” já começou! Já estamos entre flores.

**Maris Stella Schiavo Novaes- Licenciada em História pela Uesb de Vitória da Conquista Bahia; Com pós-graduação em Educação, Cultura e Memória, pelo Museu Pedagógico/Uesb. Presidente da Ong Carreiro de Tropa – Catrop, Coordenadora do Núcleo de História, Cultura e Memória da Catrop; Colunista do site: http://www.acontecebahia.com.br/
**Antoniel Rodrigues (ex-tropeiro residente no Bairro Petrópolis- Vitória da Conquista)

tweetmeme_source = ‘@catrop’;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s