Rancho do Tropeiro: uma reflexão oportuna

por Maris Stella Schiavo Novaes**


Passadas agora as primeiras emoções em relação aos festejos juninos, temos a necessária distância para analisar nossa presença no São João 2010

Foi positiva!


Celebramos com muito entusiasmo o apoio de mais de 5 mil visitantes que estiveram em nossa rancharia, onde nos foi possível iniciar algumas parcerias muito importantes; são pessoas que estão vindo a somar forças para a criação de um museu específico sobre o tema tropeirismo em Vitória da Conquista, não temos dúvidas de que a cidade nas esferas cultural e econômica, haveria muito a ganhar com a valorização da história local.

O interesse do público é ingrediente indispensável para a realização de qualquer evento, e, nesse caso, deve ser encarado como um  como possível indicador de que se deva investir mais em ações de divulgação da cultura tropeira em nossa região. De nossa parte, continuamos com o firme propósito de aprofundar a presença do tropeiro na história da cidade, como uma marca indelével e fascinante na construção sócio-cultural que identifica  a população conquistense.



Este foi um primeiro passo. Temos consciência de que será extensa o restante da estrada até a concretização do nosso mais caro objetivo, a criação do Museu Casa do Tropeiro, contudo, seguimos com uma agenda de atividades que visam manter ações de mobilização, essas ações se configurarão em eventos, ciclos de leitura e debates a serem realizados no Museu Regional de Vitória da Conquista, casa Henriqueta Prates ao longo do restante desse ano de 2010.

**Maris Stella Schiavo Novaes- Licenciada em História pela Uesb de Vitória da Conquista Bahia; Com pós-graduação em Educação, Cultura e Memória, pelo Museu Pedagógico/Uesb. Presidente da Ong Carreiro de Tropa – Catrop, Coordenadora do Núcleo de História, Cultura e Memória da Catrop; Colunista do site: http://www.acontecebahia.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s