Faleceu hoje em Paris a historiadora Kátia Mattoso

foto: Foto: Carlos Souza (Ascom/FPC)

Com pesar, nos solidarizamos com familiares, historiadores e admiradores da Profª Drª Katia Mattoso e repassamos este comunicado da Fundação Pedro Calmon, que na manhã de hoje, 11 de janeiro de 2011, na cidade de Paris, houve o falecimento da cientista política, historiadora e especialista em história social da escravidão no Brasil, Kátia Maria de Queiroz Mattoso, 78 anos. Segundo informações dos familiares, o enterro será na Grécia, país onde nasceu a professora. A causa mortis não foi divulfgada.

Katia Mattoso é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia e Professora Emérita aposentada da Universidade de Paris V – Sorbonne, e autora, entre outras obras, de Ser Escravo no Brasil (Brasiliense, 1982) e Bahia Século XIX – Uma Província no Império (Nova Fronteira, 1992).

Para o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, amigo e orientando da professora Kátia Mattoso, lamenta o falecimento: “Foi a grande formadora de pesquisadores e de professores de história na Bahia”. 


Anúncios

Um comentário sobre “Faleceu hoje em Paris a historiadora Kátia Mattoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s