Tropeiros- "essa história é também a história do Nordeste e do Brasil”, Arthur Gomes dos Santos

Hoje, dia Nacional do Patrimônio Histórico, como homenagem ao empenho de homens e mulheres comprometidos com o registro de nossas memórias, publicamos em nosso blog, o excelente trabalho do pernambucano Arthur Gomes dos Santos, o premiado documentário:

Artur Gomes dos Santos

Carnaubeira da Penha – Pernambuco

Comerciante
Documentário 
A história dos tropeiros que, até a década de 50, transportavam grandes quantidades de produtos nas tropas de burros e jumentos. Este documentário conquistou o Prêmio Especial do Júri/Vídeos Digitais Pernambucanos do CinePE 2005 – Festival de Recife.

Ficha Técnica
Roteiro e Direção:

Artur Gomes dos Santos
Produção: 
Artur Gomes dos Santos
Sarah Hazin
Imagens:
Gabriel Mascaro
Juliano Dorneles
Edição:

Daniel Bandeira

Carnaubeira da Penha – Pernambuco


Making of

Em sua estréia na direção, Artur Gomes dos Santos contou com uma ajuda fundamental: a família. Todos colaboraram para a realização de “Tropeiros”, documentário que foi gravado entre os dias 27 e 30 de dezembro de 2005, em Carnaubeira da Penha (Pernambuco). “Minha esposa e meus filhos acompanharam as gravações, cuidando da alimentação da equipe e ajudando no que fosse possível. Estão todos entusiasmados. Eles sabem que é um projeto pessoal e que muito há tempo eu tinha vontade de fazer um vídeo”, afirma Artur.

Um dos principais depoimentos foi dado pelo pai do diretor, Alcindo Gomes, 82, que trabalhou como tropeiro até a década de 50. Ele foi a inspiração para Artur escrever a história e participar do Revelando os Brasis: “Foi tudo além das minhas expectativas. Está sendo uma grande satisfação pessoal falar das coisas da minha cidade. Aliás, essa história é também a história do Nordeste e do Brasil”, acredita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s