O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BIOCÊNTRICO

O Núcleo Pedagógico da Catrop estrutura suas diretrizes através de uma “nova” dimensão da compreensão das áreas pedagógicas de formação.  Desta forma, fazemos parte de uma ampliada família de pensadores da educação, conforme descrito no site da Revista Eletrônica o Pensamento Biocêntrico: 

Estamos vivendo a emergência de uma nova forma de ser e de viver centrada na vida. A surpreendente fecundidade do pensamento biocêntrico, originário da vivencia do Princípio Biocêntrico, nos impulsiona a buscar formas de pesquisa e de divulgação científicas, que permitam mais e mais pessoas terem contato com a visão Biocêntrica e suas possibilidades de ação e de transformação humanas.

Indicamos a leitura do livro “O Pensamento Pedagógico Biocêntrico de Agostinho Mário Dalla Vecchia



O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BIOCÊNTRICO
Agostinho Mário Dalla Vecchia

A epistemologia biocêntrica é um processo de conhecimento integrador da razão, da emoção, dos sentidos e dos instintos. Processo aberto, crescente, complexo, em rede. A epistemologia tradicional é linear e centrada sobre a ordem lógica e matemática. Seu suposto básico é uma visão mecanicista do universo. A epistemologia biocêntrica integra a visão linear nas dimensões da própria natureza e suas leis fixas e ultrapassa a visão mecanicista com uma visão centrada na vida complexa, crescente e em rede.”
(2009, p. 81)


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s