Hoje é Dia do Historiador

por Maris Stella Schiavo Novaes**

Desde 17 de dezembro do ano de 2009 ficou instituído que os historiadores brasileiros teriam um dia a ser comemorado no calendário oficial do país, a data escolhida é 19 de agosto, dia do aniversário do pernambucano Joaquim Nabuco


É uma justa homenagem! 
Não questiono.

Saulo Moreno em
trabalho de campo nos
insalubres arquivos de
Condeúba
Porém, acrescento como honraria o registro de

duas personalidades que são importantes na história de minha vivência pessoal e formação que ainda se processa. Minhas reverências aos historiadores José Schiavo e Saulo Moreno.


O passado dessa história

O historiador José Schiavo
em sua biblioteca. Junto dele
a pequena
Stellinha 
Com imensa saudade lembro-me do primeiro historiador que conheci em ofício: José Schiavo

Ficava horas vendo-o trabalhar em sua imensa biblioteca, onde passava a maior parte de seu tempo. Algumas vezes, tive a oportunidade de acompanhá-lo ao Arquivo Público, à Biblioteca Nacional, à Petrópolis ou a qualquer lugar onde houvesse uma fonte para ser investigada. O trabalho era incessante, os olhos sempre brilhando por um novo projeto. 

Para José Schiavo, a história era a suprema ciência da humanidade. O conhecimento aprimorado durante toda a vida deveria conter noções de economia, sociologia, Lingüística, filosofia, política, etc. E fez desse desiderato sua própria existência.

Um futuro do presente

Saulo em trabalho de campo,
entrevistando o tropeiro
Zé Cunha, residente
em Lindo Horizonte.

Saulo Moreno é uma nova promessa para o ofício do historiador, com seu foco muito centrado em história regionalista. Assim como Schiavo, Saulo também é pesquisador sempre muito apaixonado e interessado. Dedica-se de corpo inteiro em tudo que faz. 


Apesar da pouca idade e de não ter formação na área, frente a um desafio nunca demonstra preguiça ou má vontade. Aje de forma obstinada em busca de adquirir conhecimento e técnica que lhe garantam aprimorar ainda mais seu trabalho. 


Tendo a sua frente o concurso do tempo, longa e profícua será sua estrada…

Este registro em homenagem ao Dia do Historiador une essas duas pontas de minha vida, tecitura contínua dessas três histórias. 

Parabéns José Schiavo!
Parabéns Saulo Moreno!

**Maris Stella Schiavo Novaes aprendiz de ofício.
2 comentários sobre “Hoje é Dia do Historiador

  1. Fiquei muito feliz com a homenagem ao meu querido avô José Schiavo que me ensinou acima de tudo, o amor pelos livros e pelo saber….Tenho certeza que sua alma sabe do nosso reconhecimento,amor e gratidão ..Beijo grande prima e parabéns a você também, pela grande historiadora que também és!

    Curtir

  2. Fiquei muito feliz com a homenagem ao meu querido avô José Schiavo que me ensinou acima de tudo, o amor pelos livros e pelo saber….Tenho certeza que sua alma sabe do nosso reconhecimento,amor e gratidão ..Beijo grande prima e parabéns a você também, pela grande historiadora que também és!
    Marcia Schiavo Forain

    Curtir

Deixe um comentário

