Festa do Tropeiro em Ibatiba/ES

Esta matéria sobre a festa do tropeiro em Ibatiba/ES foi uma contribuição do nosso amigo Esmom Primo. 

“Mais que uma festa, um resgate cultural e histórico”

Homens destemidos e aventureiros desbravaram o território nacional, viajando conduzindo animais e atravessando mercadorias, assumindo assim um importante papel no cenário sócio-econômico da época, eles eram chamados os TROPEIROS.
Nos dias de hoje ainda colhemos frutos dessas infindáveis jornadas tropeiras que trouxeram desenvolvimento e deixaram marcas profundas em nossa cultura.
Com o objetivo de resgatar e festejar essa importante parte da nossa história, em 2003, um grupo de amigos criou a FESTA DO TROPEIRO, e respectivamente formaram a Associação da Festa do Tropeiro – AFETROPE.

O evento, que em 2010 completa sua sexta edição, ao longo dos anos transformou-se na festa mais tradicional de toda a Região do Caparaó.
Um dos grandes destaques da Festa do Tropeiro é o Rancho do Rosário, construção feita de telha cumbuca, chão batido e parede barreada, um pedacinho do passado aberto à visitação onde ficam expostos utensílios
usados pelos tropeiros e engenhocas da época, como moenda de cana e alambique.
No Rancho, o visitante pode provar as delícias da culinária típica, broa, paçoca, pé-de-moleque, feijão tropeiro e biscoitos tudo feito na hora em panelas de ferro, no forno à brasa e fogão a lenha.
Ainda para o Rancho estão programados, todos os dias, a apresentação de sanfoneiros e a famosa LEITOA A PURURUCA.
E já que o assunto é gastronomia não podemos esquecer do Maior Feijão Tropeiro do Mundo, que é realizado no domingo. E para abrir o apetite à dica é acompanhar antes do almoço o desfile das tropas de burro, carros de boi que serão guiados pelos nossos mais antigos tropeiros através das principais ruas da cidade e a cavalgada.

Afetrope

A AFETROPE é uma instituição sem fins lucrativos criada no ano de 2003 com o objetivo de preservar a cultura, as tradições históricas e os costumes trazidos pelos primeiros moradores do município, com isso apoiar e difundir intercâmbios, iniciativas culturais, artísticas e folclóricas ligadas a nossa cultura, mantendo as origens deixadas pelos tropeiros da época.Uma de nossas finalidades também é auxiliar na medida do possível e a critério da Assembléia Geral as instituições filantrópicas existentes no município.

Característica do Evento

Durante o período das festividades toda programação da festa é voltada para a cultura tropeira. Que é:
Shows – músicas raízes e regionais.
Desfile Rural – resgata toda a história de nossa cidade onde se reúne carros e tropas de boi, charretes, tropas de burros e muito mais (lembrando que em sua 1º edição o desfile foi destaque numa reportagem do Globo Rural).
Encontro dos Tropeiros Homenageados – durante o evento serão lembrados os mais antigos do município, com isso todos se reúnem no sábado dentro do Rancho para contar “causos” da época, como forma de estar levando a história de nossa cidade a cada morador e visitante.
Rancho do Rosário – uma construção nos moldes que os tropeiros habitavam na época, “chão batido, paredes barreada, cobertura de telha cumbuca, fogão a lenha”, e exposição de muitos acessórios da época e artesanato da cidade. No rancho também é alambicada na hora uma deliciosa cachaça, feito um delicioso café de rapadura, broa de melado e outras guloseimas da região.
Cavalgada – participação de mais de 700 cavaleiros, e percorre um trecho que era usado habitualmente naquela época.
Comida Tropeira – um delicioso prato que é servido todos os dias, mais especialmente no domingo depois da cavalgada, o mesmo é composto por “arroz, feijão tropeiro e carne ou lingüiça”.
Rainha do Tropeiro – é escolhida entre jovens que sejam de famílias de nosso município, e durante todo o evento participa na recepção das festividades, sempre usando traje típico.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s