Transversalidade

por Ebeilde Goulart**

Termo que, na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho
didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a
estarem presentes em todas elas. O conceito de transversalidade surgiu no
contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam
que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também
os conteúdos que se ensinam aos alunos.

A partir da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB),
de 1996, foram definidos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que, por sua
vez, orientam para a aplicação da transversalidade. No âmbito dos PCNs, a
transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática
educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados
(aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação
(aprender na realidade e da realidade). Não se trata de trabalhá-los
paralelamente, mas de trazer para os conteúdos e para a metodologia da área a
perspectiva dos temas. Dessa forma, os PCNs sugerem alguns “temas transversais”
que correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas
na vida cotidiana: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e
Consumo e Pluralidade Cultural.


A transversalidade se difere da interdisciplinaridade porque,
apesar de ambas rejeitarem a concepção de conhecimento que toma a realidade
como um conjunto de dados estáveis, a primeira se refere à dimensão didática e
a segunda à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. Ou seja, se a
interdisciplinaridade questiona a visão compartimentada da realidade sobre a
qual a escola se constituiu, mas trabalha ainda considerando as disciplinas, a
transversalidade diz respeito à compreensão dos diferentes objetos de
conhecimento, possibilitando a referência a sistemas construídos na realidade
dos alunos.

Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena
dos.”Transversalidade” (verbete). Dicionário Interativo da
Educação Brasileira
– EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002,
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=70, visitado em
11/9/2011.



**Ebeilde Goulart é Pedagoga, com Pós-graduação em Educação, Cultura e Memória e Coordenadora Pedagógica da Catrop.



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