COLÓQUIO COM EDUCADORES LABECET/UESB

Queridos (as) Catropeiros (as)

Recomendamos aos membros e demais amigos (as) da Catrop, muito especialmente aos que se interessem pela área de Educação, que participem desta importante programação promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Conhecimento Científico – LABECET/UESB, através de seu Coordenador Prof. Dr. Renato Figueiredo.

Divulguem em suas redes!



Dia 01 de dezembro – Quinta-feira, 19h00

Auditório do Módulo de Medicina
Tema: Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola
Prof. Carlos Aldemir Farias da Silva | PUCSP

Tendo como base o livro “Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola”, a palestra tratará sobre a importância e o valor dos contos tradicionais na educação e na vida. Apresenta e discute como as histórias universais e locais permitem a emergência criadora e a formação de valores humanos fundamentais, se constituindo em uma ferramenta pedagógica a ser utilizada na sala de aula pelos professores para dinamizar conteúdos do currículo escolar. As histórias, contadas em diferentes culturas, ultrapassam e transcendem o tempo, o lugar e a faixa etária dos sujeitos, devido à força metafórica com que falam dos problemas que afligem a sociedade contemporânea. De natureza transdisciplinar a palestra tem como público professores, formadores e interessados na arte de contar histórias.

Dia 02 de dezembro – Sexta feira, 19h00
Auditório do Módulo de Medicina
Tema: Preconceitos na escola: algumas reflexões
Prof. Carlos Aldemir Farias da Silva | PUCSP

Sabemos que os seres humanos não nascem preconceituosos; que os preconceitos são construídos na aprendizagem da cultura e alimentam as relações sociais de poder. Isso acontece em todos os lugares espalhados pelo planeta e não diz respeito apenas a uma sociedade específica. A palestra discute alguns preconceitos que se expressam no dia a dia das escolas e propõe um olhar para dentro de si, de modo a permitir uma reflexão sobre as atitudes de estranhamento e intolerância diante do que difere de nossos valores e experiências vividas. Não temos a pretensão de esgotar o tema, posto que a discussão envolve elementos objetivos, subjetivos e valorativos que escapam ao controle dos indivíduos. O que proponho é uma reflexão que tem como aportes teóricos os seis volumes da Coleção Preconceitos editada pela Cortez Editora e algumas leituras relacionadas ao tema em questão.


— 

Maris Stella Schiavo Novaes
Ong Carreiro de Tropa – CATROP
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s