Alfabetos da alma – Histórias da tradição na escola

Fruto de rigorosa pesquisa bibliográfica e de campo com contadores de histórias em duas regiões geográficas do Brasil – Amazônia e Nordeste – o livro é uma reflexão sobre a importância e o valor dos contos de fadas, das fábulas, das narrativas míticas e das lendas na educação e na vida. Mostra como as narrativas universais e locais permitem a emergência criadora e a formação de valores humanos fundamentais, se constituindo numa ferramenta pedagógica a ser utilizada na sala de aula para dinamizar conteúdos do currículo escolar.


Parte-se do pressuposto que as histórias clássicas, contadas em diferentes culturas, ultrapassam e transcendem o tempo, o lugar e a faixa etária dos sujeitos, devido à força metafórica com que falam dos problemas sociais-culturais-políticos-éticos-ambientais que afligem a sociedade contemporânea. Discute-se, ainda, a importância dos saberes da tradição e das narrativas metafóricas como operadores de religação de saberes, experiências de vida e auto-formação do sujeito, a partir de autores como Edgar Morin, Joseph Campbell, Claude Lévi-Strauss, Italo Calvino, Maria da Conceição de Almeida, entre outros.

De natureza transdisciplinar, o livro tem como público professores e formadores da pré-escola, do ensino fundamental e médio, ligados às áreas de pedagogia, antropologia, letras e história; e, estudantes de graduação e pós-graduação que centram suas investigações sobre o tema. A base argumentativa central alimenta o princípio epistemológico que diz respeito à formação de formadores, tão fortemente discutido por Edgar Morin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s