A Cultura Popular do Brasil perde um de seus maiores representantes: Tinoco morreu aos 91 anos

Faleceu hoje em São Paulo, aos 91 anos, José Perez,  conhecido no Brasil como Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco, que se desfez em 1994 com a morte de Tonico, seu irmão. Para a Cultura Popular brasileira, é uma perda irreparável. Também para o universo tropeiro, entusiastas e pesquisadores da área, ficará uma lacuna intransponível.

Nos 60 anos de carreira da dupla, foi apresentada e representada ao país, a verdadeira identidade brasileira, o caboclo mestiço, caipira e que durante séculos cumprindo o ofício de tropeiro, conduziu em lombo de burro as riquezas do país. Para distração e deleite da alma, de pouso em pouso, de rancho em rancho, cantava suas modas de violas, catiras e cateretês, tão bem interpretadas pela dupla Tonico e Tinoco.

O cantor nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações, e venderam mais de 150 milhões de discos. A dupla acabou em 1994, com a morte de Tonico. Juntos, os dois fizeram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s