Linguajar Tropeiro



O pesquisador Luiz Antônio Alves fez a gentileza de presentear a CATROP com o livro Linguajar Tropeiro. Trata-se de uma compilação sobre falares e expressões tropeiras que se afirmaram na cultura brasileira. Um importante acervo destinado tanto a pesquisadores da temática quanto à leitores menos compromissados, mas, que apreciam uma boa prosa, buscando compreender um pouco mais a “alma do povo” brasileiro.

Segundo, Luiz Antônio, “uma produção independente que chega num momento em que a temática tropeira ganha força e forma dentro de um conjunto de elementos culturais e folclóricos de nossa gente brasileira!”

Trabalho conjunto de Luiz Antônio Alves e Sérgio Coelho de Oliveira que  “se propõe a resgatar o modo de viver, de pensar e de falar dos homens que vivem no velho caminho das tropas.
A proposta é fazer uma radiografia do linguajar dos moradores da região sudeste de São Paulo, por onde chegavam as tropas do sul, destacando a influência exercida pelos tropeiros gaúchos e castelhanos, que durante quase dois séculos frequentaram aquelas paragens. Trata-se de um ensaio breve, quase um roteiro para estudos mais aprofundados , que ainda podem ser empreendidos, antes que a modernidade rompa a identidade regional.”
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s