CATROP presente no VI Simpósio Escravidão e Mestiçagens

A CATROP estará presente neste evento apresentando o trabalho: “TERNO DE REIS E TROPEIRISMO: Fusão de termos, técnicas, e gerações entre brilhos e cargas culturais”, cujo foco central entende estes fenômenos como constituintes de um capital cultural de resistência e de manutenção de encontros interétnicos como contribuição positiva para a mitificação de antigos habitantes de Vitória da Conquista, sujeitos historicamente explorados, mestiços e descendentes de grupos sub-representados.

Para ampliar clique na imagem
Saiba mais sobre o evento

A temática desse Simpósio – religiões e religiosidades– foi escolhida em função da importância que ela tem para os estudos historiográficos atuais e para os que se desenvolvem em torno do Grupo de Estudos Escravidão e Mestiçagens. O objetivo é enfocá-la de maneira associada às formas de sociabilidade que fomentaram dinâmicas de mestiçagens – tanto biológicas, quanto culturais.

Religiões e religiosidades, assim, vão muito além das fronteiras das crenças e das práticas religiosas, perpassando todas as dimensões do social, aproximando e apartando mundos, culturas e tradições; constituindo espaços comuns e particulares; mesclando, superpondo e antagonizando grupos, formas de viver e de pensar; estabelecendo ritmos, ritos e códigos da vida social; subsidiando linguagens, imaginários e discursos; enfim, constituindo-se em um dos pilares fundamentais de conformação das sociedades e de suas formas de organização e de funcionamento.

Pretendemos, portanto, nessa edição do Simpósio, discutir como e em que medida as dimensões da escravidão e das mestiçagens se cruzavam, se conectavam e/ou se distanciavam das religiões e das religiosidades. As interações ocorridas entre essas dimensões propiciaram uma infinidade de relacionamentos cotidianos, assim como redefinições de formas de sociabilidade em ambiente escravista e mestiço, que precisam ser melhor compreendidos e explicados.
CEPAMM
Centro de Estudos sobre
a Presença Africana no Mundo
Moderno – UFMG
Grupo de Pesquisa
Escravidão, mestiçagem, trânsito
de culturas e globalização
séculos XV a XIX –
UFMG/CNPq
Grupo de Pesquisa
Escravidão e Mestiçagens:
Escravidão, comércio e trânsitos
culturais nos sertões da Bahia e
de Minas Gerais. Século XVIIIUESB/
CNPq
Grupo de Pesquisa
Sociedades Escravistas
nas Américas – Universo/CNPq
Um comentário sobre “CATROP presente no VI Simpósio Escravidão e Mestiçagens

  1. Arrudiei o pensamento
    Ja deu vontade de tornar
    E rever minha catrupia
    Que um dia pos escutar
    Os toque da minha viola
    Os versos da minha cachola
    Que aqui fiz o povo escutar

    MEU LINGUAJAR MATUTADO
    REVELA A IDENTIDADE
    SOU BICHO FOI DO MATO
    MAS GOSO FELICIDADE
    E DISPARO NESSE MUNDO
    MEU VERSO DE VAGABUNDO
    COM FORÇA LUTA E VONTADE

    NAS TERRAS ELOMARIANAS
    UM CERTO DIA PASSEI
    E PRUM PUNHADO DE GENTE
    ME VIOLA ENTOEI
    FOI LÁ NO MEIO DA PRAÇA
    ONDE COM JEITO E SEM GRAÇA
    PRA ESTA GENTE EU CANTEI

    DEPOIS NÃO FUI MAIS CHAMADO
    TRATEI DE PEGAR ESTRADA
    BOTEI A VIOLA NAS COSTAS
    EM BUSCA DOUTRA EMPREITADA
    E ASSIM VOLTEI PRO NORDESTE
    PRO MEIO DOS CABRAS DA PESTE
    PRA MINHA SANTA MORADA

    MAS DEIXEWI UM PENSAMENTO
    QUE É MEU PONTO DE VISTA
    POIS SÓ ASSIM UM SUJEITO
    COM JEITO BEM PROGRESSISTA
    FOI CONHECENDO VITORIA
    QUE VI O DOM DA CONQUISTA

    Deixo meu dedo de prosa
    E quem quiser escutar
    Os versos do cantador
    Basta logo me chamar
    O cachê está barato
    Passagem durmida e um bom prato
    E uns trocados pra eu Feirar

    Curtir

Deixe um comentário

