Série Fontes Históricas: Circular de Westphalen, Bach e C. aos seus freguezes do Sertão

Por Maris Stella Schiavo Novaes*

Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa alemã Westphalen, Bach e C. possuía um escritório de representação em Conquista, sob a responsabilidade do coronel Manoel Fernandes dos Santos Silva – Maneca Santos. Os conflitos externos somados às indisposições internas de ordem política tão comuns na época do coronelismo, propagavam uma variedade de boatos que influíam na vida econômica da empresa alemã. Para dirimir possíveis prejuízos, foi publicada a seguinte circular no jornal A Palavra de 12 de janeiro (sábado) de 1918, p. 05.

Circular de Westphalen, Bach e C. aos seus freguezes do Sertão.

Tem esta por fim lhe pedir fineza de que não querer dar crença á boatos que por ahi possam ser espalhados de se achar fechado o nosso Escriptorio. De encontro á taes noticias absolutamente sem base alguma, declaramos que, até esta data, não houve o menor impedimento nem interrupção na função de nosso estabelecimento.

Nunca existiu nem, da nossa parte, jamais existirá a intenção de acabar ou diminuir as nossas transacções commerciaes. Continuamos de affetuar compras e vendas como de costume, e como sempre, é o nosso zelo maior de estar com um sortimento de mercadorias o mais completo possível, afim de podermos bem servir á nossa numerosa freguesia, perante condições razoáveis.

Aproveitamos o ensejo de lhe comunicar que, em data de 15 de Novembro p.p. a nossa firma completou 90 annos de existência e, agradecendo a todos que tem coadjuvado para o nosso sucesso commercial, pedimos ao nosso bom amigo de nos conservar a sua benevolência também para o futuro.

Gratos de receber sempre as suas prezadas ordens e noticias meramente commmerciaes, somos, -de V.S.

Respeitadores & Criados

Obrigados

Westphalen, Bach & C.”

Foi mantida a grafia original.

*Maris Stella Schiavo Novaes é presidente da Ong Carreiro de Tropa – Catrop, coordenadora do Núcleo de História, Cultura e Memória da Catrop; Licenciada em História pela Uesb de Vitória da Conquista, Bahia; Com pós-graduação em Educação, Cultura e Memória, pelo Museu Pedagógico/Uesb.

Anúncios

Um comentário sobre “Série Fontes Históricas: Circular de Westphalen, Bach e C. aos seus freguezes do Sertão

  1. Pingback: Curiosidades sobre tropeirismo |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s