Ato de recebimento do Acervo da Professora e Historiadora Consuelo Pondé de Sena

Ascom|Catrop

310x346_consuelo-ponde_1519899Passados mais de dois anos após o seu falecimento, aconteceu hoje pela manhã, 12/07, na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa/ Ondina, a cerimônia de recebimento de acervo particular da Professora e Historiadora Consuelo Pondé de Sena.

Entre familiares e outras figuras representativas da cultura baiana, principalmente da vida acadêmica, institutos cívicos e de pesquisa, esteve presente o notável professor emérito e ex- reitor Roberto Santos (1967-1971), um intelectual de grande importância para a história da UFBA, da Bahia e do Brasil que ofereceu algumas palavras em memória da homenageada. A solenidade contou ainda com a presença de muitos amigos, ex-alunos, colegas de profissão e ofício, funcionários e admiradores do professora.

Consuelo Pondé

A professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH, foi chefe do Departamento de Antrolopologia e Etnologia, diretora do Centro de Estudos Baianos, imortal da Academia Baiana de Letras, Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB, entre outras atribuições públicas comprometidas com a preservação da História da Bahia. A atual diretora da FFCH, a professora Drª. Maria Hilda Baqueiro, definiu a homenageada como uma uma mulher intensa, apaixonada, dedicada como poucos à memória e a cultura de seu estado, uma mulher guiada à paixão e ao comprometimento público.

Como representante da Catrop e aluna de mestrado da Professora Lídia Brandão Toutain, Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas – SIBI, tivemos a grata satisfação de estarmos neste evento e também contribuir para homenagear a essa importante20170712_111804  historiadora, que num campo tão marcadamente masculino, deixou a marca de ser essa poderosa intelectual que tanto nos orgulha por tão bem representar a força, a inteligência e a competência da mulher à frente das lutas que assume.

Maris Stella Schiavo Novaes 

#divulgação  #UFBA #catroppresente #memorianacional #históriadevida #musealizacao ##acervobibliografico #museologia 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s