Histórico

Cópia de LOGO CATROP

ONG Carreiro de Tropa – Catrop

Vitória da Conquista, BA, Brasil

O tropeirismo é um fenômeno histórico e sociocultural com múltiplas dimensões que se estabeleceu através da atuação do agente tropeiro. Este fenômeno abarcou em seus fluxos e trânsitos marcas indeléveis desde os períodos formativos do Brasil até os processos de expansão das cidades. Em suas matrizes estão registradas o incremento das relações de comércio desde os tempos coloniais, interligando tanto o sertão com litoral, como diversas outras localidades próximas entre si, fazendo surgir em seus percursos arraiais, vilas e cidades em todo o território nacional.

A partir desta constatação, em 2007 foi criada em Vitória da Conquista, Bahia a ONG Carreiro de Tropa – CATROP, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituição dedicada à preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural associado ao tropeirismo na região sudoeste do estado. A CATROP atua em núcleos de atividades e promove a sensibilização da comunidade para recuperação de suas memórias através de uma agenda tendo como principais eventos: Rodas de Conversa sobre Tropeirismo; Rancho Tropeiro, réplica construída durante festejos juninos; título de reconhecimento como Intelectual da Tradição entregue em Audiência Pública no Dia Nacional do Tropeiro, 26 de outubro, entre outras ações. Na inter-relação de valorização de saberes, as ações se estabelecem numa sistemática de trocas sem imposições hierárquicas ou distinções entre tropeiros, seus descendentes, intelectuais, estudantes e outros membros parceiros da ONG.

Única organização dedicada ao estudo e fomento do tropeirismo no eixo norte/nordeste, a instituição surgiu em decorrência da constatação de uma lacuna histórica acerca do fenômeno na região sudoeste da Bahia, iniciando suas atividades através de trabalho de campo de caráter etnográfico em captação de fontes orais, doações e aquisições de material de acervo, ocasionando crescente interesse da população pelo recorte do tropeirismo local.  Da sistematização e catalogação do acervo adquirido, sempre agregando pessoas interessadas no reconhecimento de suas histórias, memórias e expressões socioculturais, a CATROP cresceu em proporções e demandas tornando-se um espaço de diálogo permanente, atuando na promoção do reconhecimento de interfaces entre o fenômeno e o senso de pertença identitária de toda a comunidade conquistense.

MISSÃO

Despertar, incentivar, fortalecer e contribuir para o desenvolvimento do potencial cultural, turístico, ambiental e educacional que manifestem em suas práticas interfaces com o tropeirismo na região de Vitória da Conquista-BA.

VISÃO

Ser uma referência em estudos e pesquisas sobre o sertão com base em valores humanos que privilegiem a educação, cultura e história com ênfase no reconhecimento e viabilidade do tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial dessa região.

VALORES INSTITUCIONAIS

História Ética
Solidariedade
Voluntariado
Espiritualidade
Complexidade
Direito a Memória
Trabalho Cooperativo
Responsabilidade Cultural
Respeito à Cultura Popular
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s